Evolução tecnológica? Que nada! Eles só querem que você compre mais e mais programas!

Eu uso o Windows XP. Ele foi instalado com CD original da Microsoft que me custou valiosos R$ 250,00. Cerca de mais de 1/3 de um salário mínimo (miserável e inconstitucional). Ultimamente, o meu Windows Update além de não ser mais automático, não está permitindo algumas atualizações. O que significa que, do contrário que eu pensava, o meu computador não está com defeito. O Windows XP é que ficou obsoleto. Até mesmo para a Microsoft.

Estou tentando instalar alguns programas necessários para certas atividades, que exigem uma atualização do Windows. Como o meu XP não atualiza mais, fiquei prejudicado com isso. Terei que adquirir a versão mais recente do Windows se eu quiser que estes programas funcionem.

Mas aí esbarro em alguns problemas: no mercado oficial, o Windows 7, a versão mais antiga aceita (o Vista é defeituoso, melhor esquecer), custa no mínimo R$ 300,00. E ele exige uma memória RAM maior, o que significa que terei que mudar toda a placa mãe de meu computador, já que ele só liga com 2GB e acabei de atualizá-la após a anterior pifar, com o aparelho funcionando apenas com 60% do disco rígido vazio. Uma placa mãe, com todos os itens é quase o computador todo, sem o gabinete. O que significa quase uns R$ 800,00 de despesa.

E aí pensei: porque eles ficam atualizando toda hora programas, aplicativos, sites, etc.? Para melhorar? Não se vê muita melhora. O verdadeiro motivo é simplesmente fazer você comprar pelas atualizações. Mesmo as atualizações gratuitas vistas, por exemplo, no Google, exigem uma memória maior. Após minha memória pifar, comprei uma de 1GB e o Google Images travava o Firefox sempre que acionado. Troquei por um pente de 2GB e agora está normal. Mas futuramente poderá não estar, já que os sacanas vão arrumar um jeito de você amplaiar a memória, favorecendo os fabricantes de pentes de memória.

Imaginemos que a evolução tecnológica chegue ao ideal e não precise mais de updates. As empresas de informática faliriam, já que todos, 100% satisfeitos com o desempenho perfeito de suas máquinas em todas as atividades, não comprariam mais nenhuma atualização. É esse o medo da indústria, não só de informática, mas como a de todas. Por isso mesmo os produtos vão piorando cada vez mais, para que possam dar futuros problemas e enriquecer indústrias e comércio, que dependem que as compras sejam eternas. 

O mais estranho é que este raciocínio é que impede o surgimento também de outras tecnologias, mais baratas e mais sustentáveis e resistentes. A indústria das tecnologias tradicionais (como por exemplo, combustíveis, construção civil...) não quer ser prejudicada adotando o que ela não sabe ou não quer fazer, recusando aquilo que já lhe traz muitos lucros há décadas.

E já reparou que a evolução tecnológica só atinge alguns produtos? O guarda chuva, o headfone e outros que não me lembro, estão claramente obsoletos e ainda ninguém se preocupou em evoluí-los. Porquê? Ora, falta de interesse em desenvolver tecnologia para estes produtos!

Não sei quando isso vai acabar. O que sei é que o discurso de "evolução tecnológica" cansou e temos que reconhecer que tudo é conversa para enganar consumidores e usuários e sugar muito dinheiro. Nesse papo, que já me soa velho e mentiroso, eu não caio mais.

Comentários

Postagens mais visitadas