Facebook é cada vez menos usado. Qual será a rede social da vez?

Venho notando uma queda no uso do Facebook pelos brasileiros. Os números de postagem vem reduzindo, pedidos de "amizade" reduzem mais ainda e em muitos grupos, se observa uma inércia quase absoluta em vários dias. Sabendo que brasileiros amam redes sociais, é estranho que isso aconteça.

Um dos motivos que o Facebook pode estar afugentando usuários é que o mesmo permite que postagens alheias sejam lidas por qualquer um, o que significa o trânsito  de ideias que podem não agradar a pessoas conservador (para quem não sabe, conservador é aquele que quer que o sistema de poderes, leis e cotidiano permaneça como está, admitindo apenas poucas mudanças insignificantes, como a tecnológica). Os conservadores podem estar se revoltando com a ideias que surgem para tirá-los da zona de conforto em que se encontram.

Mas o hábito de se sociabilizar, tão inerente ao nosso povo, que tornou os brasileiros no maior público de redes sociais da face da Terra, deve ter migrado para outro tipo de rede social, ou para pelo menos mensagens de SMS em celulares, tablets e smartphones. Fala-se muito em Whatsapp (rede social para celulares que foi comprado pelo Facebook), mas ainda desconheço a repercussão desta como rede social mais utilizada, embora ouça muito falar dela.

De qualquer forma, como aconteceu com o Orkut (estranhamente mantido pelo Google, apesar de inerte e do fato do Google ter outra rede social, o Google Plus), o Facebook dá sinais de que poderá ficar inerte também e possivelmente obsoleto, quando outra rede ou outra forma de comunicação possa satisfazer a população brasileira na sua ânsia de ficar conectado com outras pessoas através da tecnologia. Quem viver, verá.

Comentários

Postagens mais visitadas