Projeto de revitalização do centro de Niterói ignora adequação de infra-estrutura

A prefeitura de Niterói, cidade onde moro, está empenhada em fazer obras de revitalização do centro de Niterói, principalmente na parte norte, atualmente abandonada. Entre as mudanças planejadas para a revitalização está a instalação de uma grande quantidade de prédios altos (cerca de 40 andares), que tem gerado muita polêmica.

Além de propor a construção de um número muito grande de espigões (nome dado a prédios bem altos), a infraestrutura necessária para o bom funcionamento da área revitalizada não faz parte dos planos. Empresas e organizações que poderiam ser responsáveis pela infraestrutura alegam não ter sido notificadas sobre algum planejamento a respeito. O que significa que, se depender da prefeitura, tudo será feito no improviso, construindo por construir, sem observar se a área está pronta para receber toda a revitalização e se vai funcionar bem após as obras concuídas.

Pode ser que este projeto de revitalização, na verdade, não tem nenhuma intenção de melhorar a vida dos niteroienses e sim satisfazer a especulação imobiliária, ganhando muito dinheiro com a venda de terrenos, casas e de salas e apartamentos dos prédios construídos. Algo que tem sido muito comum aqui em Niterói, onde se derruba casinhas para construir grandes prédios, mas com estruturas de luz, água e de trânsito, etc., mais adequadas a casinha que existia antes.

O Ministério Público (sempre ele, a única instituição 100% confiável e que quase ia perder seu poder de ação - palmas para o MP!!!) entrou com ação para impedir o início das obras de revitalização do centro, exigindo um projeto que levasse em conta toda a infraestrutura necessária para tal. A prefeitura diz que a infraestrutura foi leva em conta para os projetos, mas as empresas responsáveis dizem que desconhecem isso. Estou do lado dessas empresas, pois está na cara que o projeto da prefeitura foi malfeito, visto os danos causados pela especulação imobiliária que está sendo feita em Icaraí e que posso ver todos os dias escancarado diante dos meus olhos.

Vamos ver como - e quando - esta novela termina. Tomara que as empresas responsáveis pela infraestrutura sejam ouvidas. Nelas trabalham técnicos especializados que conhecem os danos de obras mal planejadas e que sabem que se tudo for feito de maneira exagerada, ao invés de melhorar a qualidade de vida, como se propõe a prefeitura em seus argumentos, a coisa piore cada vez mais, estragando ainda mais a - falsa - fama de IDH alto que a cidade possui.

Comentários

Postagens mais visitadas