Povo só vota com subjetividade

Hoje, o programa mais popular do dia, o Domingão do Faustão, irá mostrar os nomes que são considerados como os "melhores" da televisão. É uma espécie de Troféu Imprensa da Globo, só que com votação popular. E como é o telespectador que vota, já se sabe: critérios subjetivos, de gosto, de simpatia, usando apenas a emoção e não o raciocínio. Critérios que não servem como atestado de qualidade.

E é com estes critérios bastante duvidosos que os votos foram dados, resultando no especial que vai  rolar hoje, com a entrega dos prêmios. Pode até ser que os resultados coincidam com algum critério técnico, mas é muito pouco provável que a população, de baixíssima escolaridade, com informações embaralhadas em suas mentes, e sem o discernimento adequado, possa ter condições de avaliar uma boa atuação ou ouvir uma boa música.

Por isso eu não confio nessas premiações. Aliás,não confio em premiação nenhuma. Se um cara gabaritado tem condições de errar, imagine os pobres mortais! Já vi absurdos em resultados de votações, dignos de votos sem pé nem cabeça. Listas e mais listas de "melhores" praticamente só tem os nomes do momento (mais parece uma lista de "mais lembrados" do que de "melhores"). 

Curtam o programa que promete ser divertido. Mas não levem a sério o resultado. A cultura não irá melhorar com a definição de quem é ou não melhor segundo um programa popularesco. 

A qualidade de um artista está na obra em si e na postura que assume em relação a ela. Mercenários (que tem o lucro financeiro como único fim, sem medir esforços e ética para isso) nunca estão interessados em evoluir cultura nenhuma e sim ganhar muito dinheiro as custas dela. E isso é que deve ser levado em conta ao analisar os "artistas" que estão em voga nos últimos 20 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas