A idade da razão

Neste dia completo 42 anos. Seria hoje um dia de festa, de sair pulando por aí? Não sei. Para mim me parece um dia para refletir.

É mais um ano, sei. Mais chances de renovação de aprendizado foram dadas a mim. Será que vou aproveitar? 

Bom, nesta vida tenho aproveitado muitas lições. Não me amadureci como a maioria das pessoas (será que elas realmente amadureceram?), mas cheguei onde deveria. 

Quanto mais idade a gente ganha, junto aumentam a experiência e a responsabilidade. Mas insatisfeitos como somos em nossa incurável imaturidade, temos a impressão que não amadurecemos ainda o bastante. Como crianças aguardando o novo ano letivo, aguardo o que me espera no 42º ano de minha vida.

E quais os desafios que serão colocados desta vez? Serão bons? Serão ruins? Vou conseguir enfrentar? Não sei. A única coisa garantida é que tirarei algum tipo de lição. Que lição, eu não sei. Mas algo será aprendido, seja lá o que acontecer comigo.

Ainda me sinto imaturo. É um bom sinal. A verdadeira maturidade é ter a consciência de que ainda não se está suficientemente maduro. A vida é uma sucessão de aprendizados. E a cada coisa nova que a gente aprende, mais coisas aparecem para a gente aprender. É como aquele cara que aprende a dirigir e agora tem que conhecer o motor de seu carro. E após isso, conhecer o combustível, a sua composição e por aí vai.

Aprender é muito bom e considero o combustível da vida. Se nascêssemos sabendo tudo, a vida, além de ser um tédio, não teria utilidade. A cada coisa nova que a gente aprende, nos sentimos mais sábios e mais fortes. Mais sábios, mas ainda imaturos, pois ao percebermos nossa sapiência, percebemos também que não sabemos o bastante. Cada sabedoria exige mais sabedoria e isso conduz nossa caminhada.

Mas que bom que isso seja assim. Isso me faz feliz. Tenho muita coisa a aprender, sim e isso nos traz aquela ânsia gostosa de início de ano letivo quando éramos crianças em idade escolar. O cheirinho do material novo... A dúvida sobre quem serão os colegas... A cada aniversário não parece a mesma coisa?

Tudo o que aprendi em minha vida, a maioria por dor , muita dor, está me sendo útil cada vez mais a cada momento. E está servindo de ponto de partida para outros aprendizados que enriquecerão o meu caráter.

Portanto, ao chegar hoje aos 42, reconheço que não sou maduro o suficiente. Não serei tão cedo. Terei muitas vidas para aprender mais e mais. Mas o que me alegra é que continuo aprendendo. E aprender é absolutamente a coisa mais prazerosa na vida de qualquer pessoa.

Pois quando acaba um ano letivo, não dá aquela sensação de dever cumprido, antes de preparar para o próximo?

Comentários

Postagens mais visitadas