Os adultos se esquecem de que foram crianças

Um misto de egoísmo e falta de memória parece atingir os adultos na hora de tratar as crianças de hoje, principalmente as que estão sobre sua tutela. Parece que os adultos de hoje desaprenderam sobre o que é na prática a infância e sobre o que fazer com as crianças.

Os adultos de hoje não conseguem se colocar no lugar das crianças na hora de tomar alguma atitude perante elas. Como se nunca tivessem sido crianças antes. Fazem com elas justamente aquilo que não gostaram quando estes mesmos adultos eram crianças.

Músicas infantis, palmadas, linguagens de tatibitate entre outras, mostram a total falta de sintonia dos adultos em relação ao mundo infantil, tratando os pequenos como idiotas submissos e sem vontades que existem apenas para obedecer.

Há quem faz pior: transformar a criança numa miniatura de si mesmos. Mães que vestem suas filhas de top models; pais que colocam uniformes de seus times em seus filhos, sem saber se estes vão ou não gostar de futebol. Um ato hediondo que pode trazer traumas para essas crianças no passar dos anos.

Isso tudo sem falar da pedofilia, nome dado ao desejo sexual por uma criança pelo fato dela ser criança. Nem é preciso comentar sobre essa nefasta atrocidade.

A infância é a melhor fase na vida de qualquer pessoa. Respeitá-la é indispensável para que o ser humano possa se desenvolver com dignidade, coragem e inteligência. Estragar essa fase importante da vida pode gerar danos irreversíveis e incalculáveis que podem influenciar a sociedade como um todo.

Lembremos das crianças que nos fomos e pensemos se o que estamos fazendo com elas é o que gostaríamos que fizessem conosco em nossa tenra idade.

Comentários

Postagens mais visitadas