Um verso de música que diz tudo sobre mim

Interessante. Hoje não falarei de uma música exatamente, mas de um verso apenas. Quando o compositor é realmente espontâneo  - o que não acontece na canção de consumo - ele pode dizer coisas incríveis através de uma canção, ou como neste caso, um verso apenas.

A música em questão é Vincent, composta e gravada por Don Mclean para o seu maravilhoso álbum American Pie (nada a ver com a série de comédias dos anos 90 e que recentemente voltou a ser produzida - e sim com o nome do avião que sofreu um acidente, matando Richie Valens, Big Bopper e Buddy Holly, promessas do rock americano do início dos anos 60), lançado em 1971, ano em que eu nasci.

Vincent, é uma lindíssima música de melodia triste e foi composta em homenagem ao pintor holandês Vincent Van Gogh, que só se tornou famoso após a sua morte. Mas isso não é assunto para esta postagem. O que interessa aqui é mostrar esse verso da música, que toda vez que eu ouço me dá vontade de chorar. Eis o trecho:


This world was never meant for one as beautiful as you 
(Este mundo não foi feito para alguém tão belo como você).

O recado foi a Van Gogh, mas até parece que foi dito para mim. Convém lembrar que "belo" no verso, significa alguém puro, de boa índole e que valoriza as belas coisas da vida. 

Penso bastante sobre este verso. Noto que o mundo ao meu redor está se deteriorando. Os valores socais desaparecendo e sendo substituídos por futilidades. As pessoas cada vez mais entregues a uma vida desregrada, infeliz, cheia de ilusões. Apostando todo motivo de suas felicidades em absurdos inexistentes, coisas fora de nexo e curtições passageiras. Os seres humanos do Brasil cada vez mais rumo ao retorno do instinto puro e da satisfação de desejos inúteis, num caminho oposto ao da evolução intelecto/moral que deveriam estar seguindo. Eu me sinto alheio - e solitário - em uma sociedade que age desta maneira. Me sinto sozinho, mesmo.

Aí me vem os versos do grande Don McLean, escritos em pleno 1971,quando eu dava meus primeiros berros, que apesar de direcionados ao grande pintor, tão injustamente abandonado como pessoas legais como eu, me dizem muita coisa. Um versinho só, falando a mim, muito mais que todas as músicas podres produzidas na erada mediocrização cultural, de 1990 pra cá.

Grande MCLean, obrigado por esta sacada. Em uma única linha, em um único verso, você falou sobre a minha vida inteira. Nunca me esquecerei disto em todas as noites estreladas que eu testemunhar.

Comentários

Postagens mais visitadas