O modismo da crítica

Estou careca de saber que o brasileiro além de modista, detesta pensar. Pensar exige esforço e muita gente prefere aderir a crenças e convicções duvidosas do que checá-las. E quando a maioria faz isso, soa como consagração, como atestado de que está certo, mesmo que não esteja.

Até mesmo na hora de criticar, os brasileiros fazem mais por modismo e para posar de "conscientizado"do que para alertar para os defeitos evidentes. Nem checam se uma tendência é errada ou não e são capazes até mesmo de criticar algo que é muito semelhante a outro que eles aprovam, numa verdadeira "aula" de como ser incoerente.

E é esse o caso de Rebecca Black. Ela virou a "judas" da vez. Sábado passado, muita gente deve ter feito boneco com a cara - linda - dela. Mas será que as críticas a ela, algumas até histéricas e sem análise, serão mesmo verdadeiras ou realmente virou moda descer o cacete na coitada? prefiro a segunda alternativa.

Não que ela seja boa. É mais um engodo para engordar a enorme lista de mediocridades que infectam o hit-parade mundial. Só que há um certo exagero nas críticas a ela porque ela não fez nada que difere o que se ouve nas rádios nos últimos anos.

Sei que vão querer me matar, mas Friday, musica que Rebecca gravou e que foi composta pelos seus produtores (mais um motivo para poupá-la do linchamento virtual), adultos "responsáveis", não é melhor e nem pior do que a música Single Ladies, gravada pela Beyoncé e que deu tanta dor de cabeça a muita gente carente por música de qualidade, graças ao refrão chatérrimo e repetitivo. E olha que Single Ladies é elogiada por muitos e tratada como obra prima, sendo uma musiquinha com ritmo de basquetebol falando sobre mulheres solteiras - isso cantada por uma ex-cantora de grupo de "menudas", casadíssima (com um rapper metido a "gênio" - mais um), um festival de incoerências.

Está na cara que Rebecca está sofrendo críticas porque virou moda criticá-la. Mas quem deu aula de coerência foi a Lady Gaga, a única a elogiar a cantora adolescente. Coerente porque ela sabe que canta o mesmo tipo de musica. Ou acham que dizer que uma pessoa tem "cara de pôquer" é mais sábio do que dizer que sexta-feira vem depois da quinta-feira?

Independente da qualidade musical, enxergando não a "artista" mas o ser humano Rebecca Black, fiquei com pena dela. Ela parece simpática, além de ser uma garota muito bonita. E ela estava apenas querendo o lugar ao sol, nem que seja como um mero produto musical.

Talvez Black queira apenas se divertir tendo alguma visibilidade. cabe a ela não levar a sério as críticas e tirar proveito dessa fama repentina nem que seja apenas para faturar uns trocados. Ela deve mais é dar risada dessa cena toda e se divertir com toda essa história.

Porque eu tenho a certeza que boa parte dos que descem o pau em Rebecca Black não são mais inteligentes do que ela e poderiam até fazer coisas piores, estando no lugar dela

Comentários

Postagens mais visitadas