A partir de hoje eu não me considero mais um nerd

Quando uma ideia é mal compreendida, gerando uma definição errada e essa definição se alastra, se transformando numa verdade, é sempre recomendável pular fora dela.

Como no Brasil, a cultura nerd foi mal entendida, criando uma nova definição que difere em muito à original, descaracterizando até, resolvi não me considerar mais um nerd, visto que a nova definição dada pela mídia brasileira não se encaixa mais no meu estilo de vida. prefiro me auto-rotular de hiperativo.

Para os brasileiros, nerd nada tem a ver com o filme Vingança dos Nerds, de onde eu tirei a definição. Brasileiros não se gostam desse filme por achar que a imagem original da "tribo", mostrada no filme, hiperbólica e ridícula. Mas o filme deixa bem claro os problemas sofridos por essa gente desengonçada que quer mostrar seu valor. Vejam a diferença entre os nerds tradicionais ianques e a nova definição brasileira:

Nerds Originais - são fracotes, pacíficos, extremamente inteligentes e criativos, com gostos peculiares, sofrem bullying, tem personalidade esquisita (normalmente possuem TDAH), são desajeitados, vestem-se de maneira estranha, são caseiros e usam o computador para compensar a vida social que não possuem. Aliás vida social para eles se limita aos seus semelhantes, sempre com pessoas rejeitadas e problemáticas. Odeiam praticar e assistir esportes. Não são machistas e simpatizam com o socialismo. VISUAL TÍPICO: fracote com óculos e roupas antiquadas. FILME-DEFINIÇÃO: A Vingança dos Nerds.

Nerds Brasileiros - pessoas normais, farristas, que adoram computador, quadrinhos, filmes de ação e similares. Agem como se tivessem menos da idade que possuem. Possuem gostos quase convencionais (o "lado b" do mainstream). Apesar de meio diferentes na aparência, fazem amizade normalmente com privilegiados (atletas, burgueses, etc). Não são vitimas de bullying, embora finjam como tais para angariar simpatias e dissimular humildade. Adoram mulheres boazudas e são tão machistas como os atletas. Adoram assistir a eventos de esportes (praticar nem tanto), sobretudo o futebol. Apesar de muitos assumirem socialistas, adotam posturas típicamente capitalistas. VISUAL TÍPICO: neo-hippie barbudo com roupas urbanas normais. FILME-DEFINIÇÃO: Se beber, não case.

Sites como Jovem Nerd e Judão (ambos nos relacionados ao lado - eles continuarão na lista) já mostram coisas que vão totalmente contra a rotina e os interesses dos nerds tradicionais, usando o rótulo apenas como forma de se beneficiar da imagem de coitado para angariar benefícios.

Por isso oficializo aqui a minha retirada da "tribo". Adeus caras-pálidas! RAU!

Comentários

Postagens mais visitadas