Os 30 anos do reencontro de Paul Simon e Art Garfunkel no Central Park de Nova York

Hoje, 19 de setembro de 2011, completam 30 anos exatos do concerto de reunião de uma das duplas folk mais importantes da cultura mundial, Simon & Garfunkel. Após cerca de dez anos de separação e bem sucedidas carreiras-solo, eles decidiram fazer um mega concerto de reunião no Central Park, principal praça e ponto turístico da cidade que os gerou, a sempre mítica Nova York.

O concerto, que eu tenho em DVD, mostra a dupla em seu auge artístico, com aquelas belas canções que nos faziam refletir, que tanto marcaram a boa fase dos anos 60. Mesmo surgidos antes do psicodelismo, as letras escritas por Simon já antecipavam a música de protesto, antes mesmo de "entrar em moda", já que no folk, as letras críticas já apareciam bem cedo, vide o caso de Bob Dylan, que desde bem jovem, no início da década de 60, já escrevia letras críticas.

Simon & Garfunkel, como discípulos da dupla folk Everly Brothers não deixaram de prestar sua homenagem à dupla, com Wake Up, Little Susie, para completar a bela festa de reunião.

Felizmente a dupla voltou a ativa e pretende - embora não há nada sendo feito em prática a respeito - sair em nova turnê. Mas Simon, que lançou recente disco solo, continua forte e ativo, compondo e gravando sem parar.

Art Garfunkel e Paul Simon são dignos integrantes de uma década onde ser inteligente, crítico e criativo eram a regra geral. A melhor década de todos os tempos na cultura. Infelizmente descartamos todas as lições aprendidas na década, sem esperança de recuperá-las. Pena.

Resta pelo menos ver as belas canções da dupla executadas com maestria no inesquecível concerto.

Para celebrar, uma das músicas que mais gosto da dupla, extraída do concerto propriamente dito.

Comentários

Postagens mais visitadas