Ultimate Facebook Combat

Tenho dito várias vezes aqui que as redes sociais se tornaram um termômetro para entender a sociedade em que vivemos, já que as pessoas colocam as suas convicções pessoais em seus perfis, como se seus gostos, crenças e ideias fizessem parte de seu patrimônio.

Estou careca de saber que a sociedade brasileira não é uma praticante do discernimento, preferindo adotar crenças muitas vezes erradas, como parte de suas convicções, carregando estas como se fossem jóias valiosas que lhes servirão de passaporte para o bem estar pessoal. A mídia e os costumes sociais acabaram consagrando muitos erros que, arraigados, acabaram se tornando difíceis de serem corrigidos.

Mas há quem tenha a coragem de tentar corrigir. Pessoas que, como eu, usam melhor o discernimento e não se deixam enganar facilmente pelo que a maioria acredita ou pelo que o tempo consagrou. Mas, na tentativa de esclarecer, nas redes sociais, e corrigir pontos de vista equivocados, trombamos com a teimosia de quem acha que ideias estabelecidas são sempre corretas. E aí surge discussões e inimizades, já que o teimoso, como o nome diz, não quer abrir mão de seu ponto de vista errado, justamente por acreditar que está correto. Defende seu ponto de vista não porque o analisou, mas porque acreditou que o que disseram sobre ele estava correto.

Muitas brigas tem acontecido em várias redes sociais por causa de teimosias resultantes da falta de discernimento. As pessoas perderam a noção da diferença entre fato e opinião e isso faz com que a convicção pessoal de cada um soe como verdade absoluta para aquele que a defende. O orgulho pessoal resultante disso, faz com que esta não dê razão aos argumentos da outra e prefere partir para a ignorância, já que é muito menos esforçante reagir com agressividade do que pensar sobre a questão.

Será que é muito difícil analisar uma questão proposta por outra pessoa? Não é melhor deixarmos o orgulho de lado e ouvir o que o outro tem a dizer, antes de mandá-lo calar a boca e ficarmos com o nosso ponto de vista errado? Por isso mesmo muita ideia errada vai se consagrando e continuamos mergulhados nosso nosso interminável atraso, acreditando que vamos viver melhor acreditando em ideias sem pé nem cabeça que as tradições sociais tiveram o grave erro de legitimar.

Comentários

Postagens mais visitadas