Brasil e seus jovens cientistas: SOCORROOOOO!!!!

OBS: Este texto mostra como anda a nossa ciência. Se o projeto é sério, não recebe verba. Para receber, tem que ser o mais fútil possível. Como sabemos que quem paga a pesquisa brasileira são órgãos ligados a CIA, interessados na manutenção de nossa ignorância, eles preferem patrocinar projetos que impeçam o desenvolvimento do senso crítico. E o pior que os estudantes brasileiros acham tudo natural. Brasileiro é tão bonzinho...

Brasil e seus jovens cientistas: SOCORROOOOO!!!!

André - Ceticismo.net

Eu sou masoquista. Só pode ser isso! Todos sabemos como o Brasil ama a Ciência (SQN), e como o Governo Federal tem um apreço (HUAHSUHAHAHAHAHA) muito especial para com o desenvolvimento científico e tecnológico. Eu fico esperando por novos talentos nas áreas de Ciência e Tecnologia, mas os eventos sobre isso são sofríveis, como o prêmio Jovem Cientista e o FEBRACE.

Sério, gente, vendo os projetos, nenhuma imprecação na língua dos químicos, engenheiros, físicos, biólogos e matemáticos seria suficiente para dizer: FACEFUCKINGPALM!!

No prêmio Jovem Cientista de 2012, um estudante provou que o ritmo da música influencia no ritmo de exercícios dos atletas. Sua brilhante descoberta é mais ou menos assim: quando toca Unforgettable você dança de maneira lenta, mas se toca Flashdance, você pensa que é a Jennifer Beals e fica no agito. Como eu nunca pensei nisso?

Na categoria Ensino Superior, a vencedora criou um revestimento têxtil para tecido termorregulador de roupas de atletas. Eu chamaria de tecido rendado, mas não é chique.

Já em 2013, houve genuínas pérolas. Senão, vejamos:

- Um doutorando em Engenharia Mecânica ganhou o primeiro lugar com "Microregião em sistemas de abastecimento de água" (tudo a ver com Engenharia Mecânica)

- Uma mestranda (aka, uma graduanda com um ego inflado) em Genética com: "Reduzindo drasticamente nossa dependência de água na agricultura através da anidrobiose".

- Estudante de Agronomia com:"Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino". (boa sorte com a osmose, filho)

- Estudante de Engenharia Mecânica.com: "Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção torre com canais metálicos e perfis termoplásticos e uma unidade de aquecimento, coletor solar de tubo evacuado". (este soa melhorzinho)

A coisa não anda nada boa. Mas e o FEBRACE? A Feira Brasileira de Ciência e Engenharia? Dando uma olhada na região Sudeste, vemos:

@GENDA ONLINE: FACILITANDO A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DE DISCENTES E DOCENTES (reinvenção do Google Agenda )

COLETE SALVA-VIDAS COM GPS (nhé. Agora FEBREACE virou clubinho de inventores?)
ATIVIDADE BIOLÓGICA DA PLANTA BATATA YACON (SMALLANTHUS SONCHIFOLIUS) E SUA APLICAÇÃO QUÍMICA EM UMA POMADA ANTI-INFLAMATÓRIA (se eu soubesse que emplastros concorriam no FEBRACE, teria inscrito minha avó, tias, mãe etc.)

AVALIAÇÃO DE CRESCIMENTO DE GRAMAS ESMERALDA. (afinal, a população brasileira precisa de alimento)

INFLUÊNCIA DA MORINGA NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA (no comments)
MESA TOUCHSCREEN (depois da Microsoft, claro)

MONITORES NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS ITUIUTABA: SEUS OBJETIVOS, SEU PAPEL E SEUS RESULTADOS EM UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA EDUCACIONAL E DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL VIGENTE (parece ideia de orientadora pedagógica)

OS BASTIDORES DOS JOGOS NO MINEIRÃO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DENTRO E FORA DO CAMPO (isso explica o lixo de nossa programação na TV)

"PORTAL TRANSPARÊNCIA: UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA" (versão FEBRACE da Semana do Presidente)

TERMOQUÍMICA NO TRATAMENTO DE LESÕES DO ESPORTE (reinvenção da bolsa de água quente. Faço isso com solução supersaturada de acetato de sódio desde os tempos da faculdade, e já vão mais de 20 anos nisso)

DISPOSITIVO AUDIO INFORMATIVO (BOA! Os alunos inventaram uma coisa muito legal. Pena que Marconi chegou primeiro)

A Elaine me trouxe esta pérola do Mato Grosso do Sul: Utilização de onda eletromagnética Wi-Fi para repelência do caruncho. Como deve ser? Pega o roteador e esmaga os lazarentos?

Entendam, eu não estou falando de projetar um acelerador de partículas. Estou falando de criar um sensor pode detectar câncer de pâncreas ou simplesmente construir um satélite. Mas não! Temos um monte de pedagogos (desculpem a má palavra) que se intrometem nisso, haja vista a boçalidade de alguns projetos de cunho "social". Outras invenções parecem sair de uma reescrita do que existe. E não vi melhora. Onde estão nossos cientistas? Estão sendo tolhidos para ramos idiotas e colégios têm que dar atenção aos lentinhos, pois os mais inteligentes são nerds e é injusto que eles se destaquem mais do que aqueles que nem sabem a diferença entre "mas" e "mais".

Depois que eu já falei da pseudociência nas instituições de ensino, não se pode esperar muito. Somos um país de iletrados, apedeutas ridículos que escolhem governantes idiotas e que odeiam o que fez dos seres humanos serem seres humanos: a Ciência. Aqui é a terra da bunda de fora e do futebol, com altíssimos índices de prostituição infantil e que se trata vacas com homeopatia.

Com projetos visando estudar "a mulher na música popular brasileira: o caso do sertanejo universitário e do funk", é complicado esperar algo.

Comentários

Postagens mais visitadas