Até quando vão parar esses atos violentos?

O assunto do dia ontem (20/07/2012) foi um ataque em um cinema (mais um!) durante a pré-estréia do novo filme sobre o personagem Batman, que se destaca pela presença da belíssima Anne Hathaway no elenco. O ataque ocorreu no Colorado/EUA e matou 12 pessoas e feriu 59. Pelo menos é esse o npumero até a conclusão deste texto.

Ataques em cinema tem sido muito comuns por serem lugares fechados e escuros. No Brasil já houve um muito famoso. Junto a esses temos também muitos em escolas e outros tipos de ambientes coletivos. Porque isso? A falta de amor entre as pessoas e o as injustiças geradas pelos valores de cunho duvidoso que se consagram na opinião pública, colaboram muito para que ocorra tudo isso.

Normalmente quem atira são pessoas deprimidas, com graves problemas particulares e que tem a infeliz ideia de atacar a sociedade com a intenção de se "vingar" da desgraça que vive. Tudo bem, a sociedade é culpada. Mas precisa reagir desta forma somente porque os valores que a sociedade acredita impede a dignidade de algumas pessoas que não se adaptam às exigências - fúteis, inúteis e exageradas - da sociedade?

Não. Dá para reagir de forma mais recional e pacífica aos erros dasociedade, cada vez mais crédula à mídia e defensora de valores bastante duvidosos, defendsidos por intituições com visibilidade que difundem ideias erradas.

Ao invés de reagir violentamente, poderia reagir com blogues, com conversas tentando aos poucos educar a sociedade com valores mais corretos. Sair matando qualquer um só piora as coisas, prendendo a sociedade, através do medo, aos valores duvidosos que geram tantas injustiças.

A sociedade não vai mudar. Pelo menos a curto e médio prazo. O que poderemos fazer é dar a nossa contribuição e contestar de maneira sadia, tentando educar a sociedade e não violentando-a.

Todos merecemos a felicidade e a melhor forma de protestar contra as injustiças sociais é de mansira maia postiva possível, através de bons exemplos e favorecimentodo benefício alheio.

Violência, como eu disse, só piora as coisas, além de mostrar que estamos iguais a quem pratica injustiças - o que é a violência senão mais uma forma de injustiça? - , anulando qualquer razão na hora de reividicarmos nossos direitos. Chega de violência!

Comentários

Postagens mais visitadas