Não se mede caráter pelo humor

A sociedade costuma associar o bom caratismo a um temperamento alegre e o mau caratismo ao mau humor. A prática mostra que não é bem assim e acreditar nisso pode levar quem acredita a danos irreparáveis causados por alguém que ele pensava que era bondoso ou gerar danos a pessoas que ele pensava que eram más.

O humor está na verdade relacionado a momentos. Uma pessoa bondosa pode estar chateada com algo e agir de modo irritado. Isso não a faz ser considerada um mau caráter, apesar do comportamento dele chatear muita gente.

Do contrário, nem sempre aquele que vive alegra sorrindo para tudo e para todos é uma pessoa bondosa. Pelo contrário. Muitas vezes ele adota esse comportamento para atrair vítimas para a suas atrocidades ou simplesmente angariar simpatias que poderão servir de "soldados" ou "defensores" de seus atos nocivos.

Esse pensamento equivocado é que tem feito com que pessoas boas que reclamam de benefícios não alcançados sejam vistas como más e pessoas de má índole ganhem muitos amigos, admiradores e benefícios.

Devemos sempre estar atentos a isso, pois pensar que caráter tem a ver com humor pode agravar ainda mais as injustiças e gerar prejuízo para quem acredita nesse ponto de vista.

Comentários

Postagens mais visitadas